Gessos / Plaster Casts

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2021 – em andamento
Impressão jato de tinta montada em metacrilato
Tamanhos diversos

A série Gessos é composta por fotografias de reproduções em gesso de esculturas clássicas que fazem parte do acervo do Museu D. João VI, que fica na Escola de Belas Artes da UFRJ.

Estes gessos eram utilizados nas aulas de escultura da Academia Imperial de Belas Artes, no século XIX. Esta instituição marcou o início da educação formal de artes no Brasil e reproduzia o modelo francês de ensino de artes e ofícios.

A criação da Academia foi resultado da chegada na corte, em 1816, do grupo de artistas franceses que ficou conhecido pelo nome de Missão Francesa, entre eles Debret e Taunay.

As fotografias deste projeto foram feitas com câmera digital e flash direto e, depois, transformadas em negativos. Pelo fato de que tanto os gessos quanto as prateleiras onde eles estão possuem tons acinzentados, as imagens resultantes do processo de inversão acabam por parecer quase normais, porém fantasmagóricas.

As ampliações finais são de grande formato e foram montadas em metacrilato o que confere luminosidade a imagem e, ao mesmo tempo, a transforma em uma espécie de espelho falho.

Esta série busca problematizar a ideia de que resolveremos nossos problemas importando modelos e olhando para o passado de outras terras.


2021 – on going
Inkjet print / acrylic reverse mounting
Various sizes

The Gessos (Plaster Cast) series consists of photographs of reproductions in plaster of classical sculptures that are part of the collection of the D. João VI Museum, located in the School of Fine Arts at UFRJ.

These plaster casts were used in sculpture classes at the Imperial Academy of Fine Arts in the 19th century. This institution marked the beginning of formal art education in Brazil and reproduced the French model of teaching arts and crafts.

The creation of the Academy was the result of the arrival at court, in 1816, of the group of French artists who became known by the name of French Mission, among them Debret and Taunay.

The photographs in this project were taken with a digital camera and direct flash, and then turned into negatives. Due to the fact that both the plasters and the shelves where they are located have greyish tones, the images resulting from the inversion process end up looking almost normal but ghostly.

The final prints are of large format and were framed with acrylic reverse mounting, which gives luminosity to the image and, at the same time, transforms it into a kind of faulty mirror.

This series seeks to problematise the idea that we will solve our problems by importing models and looking to the past of other countries.