Antilogias / Antilogies

/

Pinacoteca de São Paulo – São Paulo (2017)

Dez fotografias do projeto Missão Francesa foram exibidas na exposição Antilogias. Após o período expositivo, as obras foram incorporadas ao acervo da Pinacoteca, onde estão atualmente expostas na mostra permanente, na sala intitulada No Ateliê.

Curadoria: Mariano Klautau

ENTRE VESTÍGIOS

Missão francesa (2017), de André Penteado, pode ser visto, em diversos aspectos, como uma metáfora da exposição Antilogias. Na medida em que investiga um episódio da história cultural brasileira, o artista não vê diante de si um conjunto de documentos a recompor os eventos que envolvem a presença da Academia de Belas Artes no Rio de Janeiro. Encontra uma materialidade dispersa, objetos fragmentados, vestígios. Com a atenção de um documentarista e o rigor de um esteta, Penteado extrai do episódio pedaços de documentos, apagamentos, representações atuais e inventa novos índices, tendo a seu favor o caráter imaginativo e factual da fotografia, elementos dúbios próprios de sua linguagem. Seu trabalho permite olhar muitas imagens, em seu isolamento, com grande potencial de síntese, como a panorâmica sobre um grande estacionamento no centro do Rio, como o índice incontornável do patrimônio histórico e artístico nacional. Localizado na área externa e ao longo do ambiente interno da mostra, o trabalho de André Penteado permite juntar as pontas extremas das salas expositivas e recircular a experiência narrativa da exposição.

Texto do catálogo da exposição.


Pinacoteca de São Paulo – São Paulo (2017)

Ten photographs from the French Mission project were shown in the Antilogies exhibition. After the exhibition period, the works were incorporated into the Pinacoteca’s collection, where they are currently on display in the permanent exhibition, in the room entitled No Ateliê.

Curator: Mariano Klautau

BETWEEN VESTIGES

ln many aspects, Missão francesa [French Mission] (2017), by André Penteado can be regarded as a metaphor of the exhibition Antilogias. As he investigates an episode of Brazilian cultural history, the artist does not see before him a set of documents that recompose the events involving the presence of the Fine Arts Academy of Rio de Janeiro. He finds a dispersed materiality, fragmented objects, traces and vestiges. With the attentiveness of a documentary filmmaker and the rigor of an aesthete, Penteado extracts pieces of documents, erasures and current representations from the episode. In turn, he invents new indexes, having the imaginative and factual character of photography in his favor, dubious elements thot ore characteristic of his language. His work enables us to look at o number of images in isolation, with great capacity for synthesis, like the panoramic image taken from the top of a large parking lot in the center of the city of Rio de Janeiro, like an unassailable índex of the national historical and artistic heritage. Located in the external area and throughout the internai space of the exhibition, André Penteado’s work allows us to link the outermost parts of the exhibition rooms and re-visit and re-live the narrative experience of the show.

Text from the exhibition catalogue.