Impressão jato de tinta
149×170 cm / 33,5×30 cm cada
O trabalho Deputados trata das questões de corrupção, ação política e representação visual da informação.
Suas imagens, que pretendem funcionar como “retratos” de um grupo de políticos suspeitos de corrupção, foram criadas a partir de três conjuntos de informações disponíveis na internet, em janeiro de 2012: a lista de processos judiciais contra 329 deputados encontrados no site Transparência Brasil – todos relacionados à corrupção -, os retratos desses congressistas encontrados no site do Congresso Brasileiro e o número de votos que cada um deles recebeu nas eleições de 2010.
Cada “retrato” representa um congressista e é o resultado da combinação destas três informações: a lista de processos judiciais é redigida usando a cor de seus lábios selecionados a partir de seus retratos reais. O número de votos é colocado na imagem para funcionar como a chave que permite ao espectador pesquisar on-line o nome do político.
As formas geométricas resultantes do processo de criação do trabalho nos lembram os artefatos militares que podem fazer o espectador pensar sobre a violência contra o país que a corrupção representa.
Sua simplicidade e também suas cores suaves os tornam agradáveis de serem vistos, o que também levanta a questão de que, no Brasil, a corrupção é às vezes reconhecida e aceita como a norma.
O trabalho também tem o objetivo de fazer notar que a mudança política requer esforço e vontade de participar.
Os “retratos” aqui apresentados são dos 20 congressistas com o maior número de processos judiciais contra eles.