Vídeo em 4 canais
Duração 53 min / trecho de 10 min
O trabalho A Jornada faz parte do projeto Imigrante.
Imigrante foi o último projeto gestado durante o período de sete anos em que André Penteado morou em Londres. Neste projeto o artista busca investigar questões relativas ao impacto psicológico que imigrantes sofrem por conta de seu deslocamento e, sobre tudo, a noção de que para sobreviver em uma cultura estranha eles criam ações para minimizar o stress que sentem, como: frequentar lugares que agrupam seus conterrâneos e oferecem a sua culinária, música, costumes, visitar seu país de origem com regularidade, etc.
Como parte de sua pesquisa, Penteado foi a Kew Gardens – o jardim botânico de Londres – onde descobriu um fato inusitado: suas estufas de plantas tropicais são visitadas constantemente por imigrantes originários de países quentes, principalmente paquistaneses e indianos, que lá vão em busca da sensação física das terras que deixaram para trás. Aqueles microclimas, criados e mantidos artificialmente, funcionam como “bolhas protetoras” e são catalizadores de afetos negligenciados pela atual condição destas pessoas.
A jornada é um vídeo multicanal de no qual o artista reflete sobre a intimidade como intervalo de consciência entre os tempos cronológico, da memória e dos afetos.
Também fazem parte do projeto Imigrante as séries fotográficas Em Casa e Os Outros, o livro de artista Plantas Brasileiras e o vídeo A Troca.