Negativos (2021) / Negatives (2021)

/

Negativos (2021)

Impressão jato de tinta montada em metacrilato
120×180 cm

A série Negativos foi criada a partir de pontas de filmes de meu arquivo que contém, aproximadamente, sete mil rolos de filme 35 mm fotografados entre 1989 e 2005. Destes filmes, um pequeno número possui, em seu início, manchas de cores únicas que foram criadas pelas condições de luz do momento em que os carreguei na câmera.

Buscando em meus arquivos por imagens esquecidas, cheguei nas pontas de filmes, um material comumente descartado. Além de sua óbvia beleza plástica, elas são registros do momento imediatamente anterior ao que realizei a primeira fotografia de cada rolo e, nesse sentido, são uma imagem que contém o vestígio do desejo de uma imagem.

As pontas selecionadas foram escaneadas e mantidas como negativos, não sendo invertidas, como aconteceria em uma ampliação fotográfica analógica. Sendo assim, elas funcionam como uma “fotografia” deste pedaço do filme.

Impressas em grande escala e montadas em metacrilato, o que reproduz a superfície do filme e dá a sensação de que são iluminadas por trás, as imagens são horizontais, posição em que os filmes foram colocados na câmera, e permitem, quando se chega perto, que se veja o seu grão.

Por fim, ao manter cada uma das obras como uma ampliação do próprio negativo, elas funcionam como uma espécie de lamento final de uma mídia que dominou grande parte da circulação de imagens do século XX e que, tendo perdido seu valor comercial, praticamente desapareceu.

Negatives (2021)

Inkjet print / acrylic reverse mounting
120×180 cm

The Negatives series was created from film endings from my archive which contains approximately seven thousand rolls of 35mm film photographed between 1989 and 2005. Of these films, a small number have, at their beginning, patches of unique colours that were created by the light conditions of the moment I loaded them in the camera.

Searching through my archives for forgotten images, I came across film endings, a commonly discarded material. Apart from their obvious plastic beauty, they are records of the moment immediately before I took the first photograph of each roll, and in this sense they are an image that contains the trace of the desire for an image.

The selected ends were scanned and kept as negatives, not being inverted, as would happen in an analogue photographic enlargement. As such, they function as a “photograph” of this piece of film.

Printed in large scale and framed with acrylic reverse mounting, which reproduces the surface of the film and gives the sensation that they are backlit, the images are horizontal, the position in which the films were loaded into the camera, and allow, when one gets close, to see their grain.

Finally, by holding each of the works as an enlargement of the negative itself, they function as a kind of final lament for a medium that dominated much of the circulation of images in the 20th century and which, having lost its commercial value, has all but disappeared.